Diretora do IEMA Cricielle Muniz, fechou o mês de Junho com Grande Festa de São João



O São João do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) celebrou a riqueza da tradição cultural do estado. O evento contou com apresença da diretora geral da instituição, Cricielle Muniz, e mais uma série de manifestações culturais que envolveram toda a comunidade acadêmica e visitantes.

As festividades tiveram início no período da tarde com apresentações de quadrilhas juninas e cacuriá formadas pelos alunos, que destacaram a tradicional dança maranhense com suas coreografias bem ensaiadas e trajes típicos coloridos, além de exaltarem a importância cultural para o nosso estado. O arraial também contou com barracas, onde os participantes puderam degustar as delícias das comidas típicas.

A programação também incluiu apresentações musicais com a banda local Lucio Mari e Cordas que animaram o público com muito forró pé-de-serra, xote e baião, proporcionando momentos de alegria e interação. Além da apresentação do grupo GDAM, que trouxe uma apresentação cultural com muita dança e cores que animaram o público.

 “Com um imenso orgulho e satisfação, celebramos mais uma edição do nosso São João. Este evento é de extrema importância não só para a nossa escola, mas também para a valorização e preservação da cultura maranhense. O São João do IEMA é uma oportunidade única de vivenciarmos e compartilharmos a riqueza das nossas tradições culturais. Aqui, nossos alunos, professores e a comunidade se envolvem ativamente em manifestações culturais que são parte essencial da nossa identidade. Minha gratidão ao governador Carlos Brandão e ao vice-governador Felipe Camarão. Seu apoio e incentivo à educação e à cultura são fundamentais para a realização de eventos como este. Ver a alegria nos rostos dos nossos estudantes, a dedicação dos nossos professores e o entusiasmo da comunidade é algo que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar. Para a nossa escola, este evento vai além de uma simples celebração, ele fortalece os laços entre todos os membros da nossa comunidade acadêmica, promovendo integração, respeito e cooperação”, disse a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.

A culminância das festividades foi marcada pela apresentação do grupo de Bumba-meu-boi de São Cristóvão, uma das mais importantes expressões culturais do Maranhão. O grupo trouxe um espetáculo vibrante e emocionante que encantou o público presente com seus trajes exuberantes e adornados, onde deram vida aos personagens folclóricos do boi, mãe Catirina e pai Francisco, o caboclo de pena e do vaqueiro.

O São João do IEMA se destacou como um evento que não apenas celebrou a cultura maranhense, mas também promoveu a integração entre alunos, professores e a comunidade, reafirmando o papel da instituição como um centro de educação e difusão cultural.




















Comentários